PREPARO PARA A CIRURGIA

Após confirmar a indicação da cirurgia, você deverá iniciar os exames (Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva Alta, laboratório, entre outros) e as avaliações de outros especialistas (endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo, pneumologista, nutricionista). Dependendo de sua condição clínica outros exames ou avaliações serão solicitados.

Após a realização de todos os exames e avaliações, será feita a solicitação da guia junto ao convênio, para a devida autorização. Com a guia autorizada, será feito o agendamento da data da cirurgia.

Nesta última consulta você vai receber as últimas orientações e a receita do anticoagulante que deverá ser iniciado no dia anterior à cirurgia. Nesta consulta você vai devolver o termo de consentimento informado assinado. Recomendo a presença de um acompanhante durante a consulta para esclarecer suas últimas dúvidas.

Recomendo para as pacientes do sexo feminino, em uso de anticoncepcional oral, suspender esta medicação 30 dias antes da cirurgia. Entretanto é terminantemente proibido operar em vigência de gravidez. Se houver dúvida quanto a gravidez, deverá comunicar seu médico e realizar exame laboratorial para a devida confirmação.

Medicações do tipo antiagregantes plaquetários, ácido acetilsalicílicos (AAS, Aspirina) e alguns hipoglicemiantes orais também serão suspensos com antecedência a critério médico. Não se esquecer de informar ao cirurgião e também ao anestesista sobre o uso regular de qualquer medicamento e alergias prévias.

Definida a data da cirurgia, alguns procedimentos ainda precisam ser realizados:

Consulta com equipe de anestesia
Agendar com antecedência a consulta com a anestesista da equipe no CTMO – Centro de Tratamento Multidisciplinar da Obesidade – Rua Paracatu, 1154 conj. 304, Santo Agostino – Fone: 31 3019 8345. Não se esquecer de levar todos os exames e avaliações para que a equipe de anestesia possa conferir.

Pré-cadastro
Fazer o pré-cadastro no Hospital, pessoalmente ou pelo telefone: (31) 3280 4000.
No dia anterior a cirurgia, a dieta deverá ser líquida, evitando os alimentos sólidos.

CIRURGIA BARIÁTRICA
DOENÇAS ASSOCIADAS
CONTRA INDICAÇÕES PARA CIRURGIA BARIÁTRICA
PRINCIPAIS TÉCNICAS
FATORES DE SUCESSO
INTERNAÇÃO
APÓS A ALTA HOSPITALAR