INTERNAÇÃO

No dia anterior à cirurgia e no próprio dia da cirurgia, é recomendado o banho com sabonetes bactericidas. Os cabelos devem estar limpos, secos e penteados. As unhas das mãos devem estar aparadas e sem esmalte. As próteses, jóias, piercings ou outros adereços, devem ser retirados. Deve-se levar para o hospital roupas e calçados confortáveis e bem ajustados aos pés que favoreçam caminhar com segurança.

Você deverá se internar no horário recomendado e também em jejum. Levar todos os exames e avaliações para o bloco cirúrgico. Levar cópia do termo de consentimento e acompanhante.

Deverá levar ainda uma meia elástica, antitrombo (branca), 3/4 (até o joelho) e o RESPIRON para a fisioterapia no pós-operatório. A meia elástica e o RESPIRON são encontrados para a compra em casas de material cirúrgico.

As cirurgias têm duração variável dependendo da técnica realizada e também do seu grau de obesidade. Seu acompanhante irá receber os boletins na porta do bloco cirúrgico, periodicamente, pela supervisora do bloco cirúrgico.

Após a cirurgia, você vai permanecer algumas horas na sala de recuperação dentro do bloco cirúrgico e, na sequência, vai para o seu apartamento. Alguns pacientes, dependendo da indicação clínica, poderão ser encaminhados ao CTI.

Sua prescrição de pós-operatório imediato, recomenda jejum, medicações para dor e vômitos, soroterapia, anticoagulante, antiácido e oxigênio. Outras medicações ou cuidados serão prescritos de acordo com sua condição clínica.

No primeiro dia de pós-operatório, após a liberação da enfermeira, você será encaminhado ao banho no chuveiro, será realizada a troca dos curativos e recolocação da meia elástica. Deverá caminhar pelo corredor com frequência. Vai receber a visita da fisioterapia para receber as devidas orientações de fisioterapia nos pós-operatório. Também vai passar em seu apartamento um cirurgião da equipe que realizou a cirurgia.

A dieta poderá ser iniciada no primeiro dia após a cirurgia, após liberação pelo cirurgião. NÃO ESQUECER: dieta líquida restrita (batida e coada) em pequenos volumes, 50 a 100 ml a cada hora (um a dois copinhos de café como medida). Este padrão de dieta líquida, permanece até completar 15 dias de cirurgia. Após este período vai receber orientações para iniciar a dieta pastosa.

Recomendo a visita ao Nutricionista para melhor orientação.

Dependendo de sua condição clínica , vai receber alta no segundo dia após a cirurgia.

CIRURGIA BARIÁTRICA
DOENÇAS ASSOCIADAS
CONTRA INDICAÇÕES PARA CIRURGIA BARIÁTRICA
PRINCIPAIS TÉCNICAS
FATORES DE SUCESSO
PREPARO PARA A CIRURGIA
APÓS A ALTA HOSPITALAR